domingo, 16 de outubro de 2016

Opinião sobre o livro "Crash - Uma breve história da economia - Da Grécia antiga ao século XXI".

Hello Fellows,

Conforme prometido no meu último post, vou contar a vocês minha opinião sobre este livro que finalizei a leitura:

O livro está na sua segunda edição e foi escrito pelo Alexandre Versignassi. Para quem não o conhece ele é jornalista e redator-chefe da revista Superinteressante. Por aí já se pode ter um idéia de como a leitura do livro é fácil e muito didática. 

Este livro ganhei de aniversário de uma amiga que sabe que gosto de economia. Acredito que possa ter alguma versão pdf na internet para baixar, mas esse é aquele tipo de livro que vale a penar comprar e ter a versão física, tanto para emprestar como para presentear.

Ele está dividido em 15 capítulos e aborda praticamente toda a história do dinheiro. O primeiro capítulo já conta a história das tulipas holandesas, uma das grandes bolhas, que até então nunca tinha entendido direito, mas devido a clareza das palavras do autor o livro me esclareceu o que aconteceu. É incrível como o efeito manada vem de muito longe.

Um outro capitulo que me agradou foi o "The man who sold the World - Eike Batista: o homem que vendeu o mundo e não entregou." 

O livro conta também a história do surgimento da bolsa de valores e traz a curiosa história de quando Issac Newton perdeu R$ 80 milhões. Se um dos homens mais inteligentes que já passou por este planeta tomou um tombo desta magnitude imaginem o que pode acontecer com a gente!!

E o que de mais interessante aprendi foi que não importa o que (cédula, metal, bits) esteja representando o dinheiro, se exista lastro ou não, o mais importante é a fé que a população deposita nele.

Recomendo a leitura. 

E agora como vocês o próximo livro que terminei a leitura e logo logo postarei uma opnião:





4 comentários:

  1. Esse do Bastter achei bem interessante! alguns recados bem interessantes que tem que ficar na mente para conseguir ficar rico. abraço...

    ResponderExcluir
  2. Olá Piloto Pobre,
    Venha participar do Ranking!
    http://pobrelutador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir