quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Compras do mês #2. Perdendo dinheiro na bolsa.

Hello Fellows!

Dando continuidade a série compras do mês, vou relatar minha estréia na bolsa.

Primeiramente gostaria de dizer que como bom conservador que sou, transferi para a conta da corretora um valor simbólico que não vai me fazer falta no curto/médio/longo prazo.

Inicialmente tinha uma ideia de investir em um fundo de índice.

Fui olhar a cotação do PIBB11 e me deparei com este valor:

Cotação do dia da entrada na bolsa: 109,57
Achei que estava caro e parti para o concorrente BOVA11:

Possível entrada em 62,20
Rapidamente tive a impressão que estaria comprando na alta e arremeti desta operação. Esses ETF's vão ficar para o futuro.

Então piloto, se você arremeteu onde foi então que você depositou sua esperança possibilidade de lucro?

Piloto sócio da Embraer.
Estudando as cotações cheguei a conclusão que era uma boa oportunidade de multiplicar  aumentar meu capital. As ações da Embraer são do tipo Buy and Hold, correto? É uma empresa sólida, mas que ultimamente foram reveladas várias negociações obscuras, que pode ter refletido no preço da ação.

E como o mercado é um ser difícil de compreender, apesar da recente valorização do dólar, e a empresa ser uma grande exportadora e com otimas noticias recentes, como a venda de U$1bi em 24 aeronaves para a United Airlines, e a inauguração em parceria com a SAAB do centro de desenvolvimento do Gripen, o preço das ações caíram desde quando eu comprei.

Minha estratégia será um swing ou position trade enquanto eu continuo meus estudos da bolsa, então essa pequena desvalorização inicial não me assustou.

Após esta compra, com o restante do dinheiro que sobrou fui atras de outro ativo. E observando cotações anteriores decidi virar sócio de uma grande banco de investimento:

Força BTG!
Após a prisão do André Esteves, então presidente do grupo, as ações literalmente foram ladeira abaixo. Observem o gráfico com a cotação do dia anterior a prisão (24/11/15), exatos 1 ano atrás:

Espero que tenham usado um paraquedas.

Então, eu acredito que há uma grande margem de crescimento no médio prazo. A Estratégia para esta ação será um position trade. E como do dia da compra até hoje a ação oscilou para baixo, estou com um pequeno prejuízo. Mas nada que me tire o sono.

Mas deixa eu confessar uma coisa para vocês, enquanto escrevia este post estava fazendo um day trade com o WINZ16 e acabei de zerar a posição. Depois conto o resultado.

Abraço a todos!!

7 comentários:

  1. Olá Piloto!

    Operando mini indice? hmm te desejo sorte ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor.
      Minha corretora tem uma plataforma bem interessante, amanha vou postar o resultado desta aventura.
      Abcs!

      Excluir
  2. Hoje não operei, mercado muito consolidado e sem volume. quem sabe amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uó,
      Então, hoje tava complicado. Mas estou aprendendo ainda, arrisquei poquin poquin.

      Excluir